Sobre Nós
Quem Somos
A Escola de Educação Infantil Vovó Maria é uma entidade sem fins lucrativos que visa contribuir para o desenvolvimento de práticas educativas que considerem as diversidades étnicas, religiosas, de gênero social e cultural, favorecendo a construção de propostas educativas que respondam às demandas das crianças, seus familiares e comunidade.
Mantida pelo seu quadro-social e convênios com órgãos governamentais, seu corpo de trabalho é formado por voluntários, entre os quais estão os seus dirigentes e elementos técnicos (pediatra, nutricionista, psicólogo, fonoaudióloga, etc), além de funcionárias contratadas.
Atualmente, a nossa escola está registrada junto à Secretaria do Trabalho, Cidadania e Assistência Social do Estado do Rio grande do Sul, sob o nº 114.504, ao Conselho Municipal de Assistência Social e ao Conselho Municipal de dos Direitos da Criança e do Adolescente.
A Escola de Educação Infantil Vovó Maria possui 41 anos de existência. Todos com os mesmos princípios e dedicação para que todas as crianças tenham atendimento, carinho e atenção.
Nossa História
Na data de 17 de novembro de 1984, um grupo de leopoldenses concretizou um sonho em comum. Não mais se permitindo permanecer impassíveis diante da miséria física e moral de tantas crianças e suas famílias no entorno de nossa cidade e reafirmando concretamente sua cidadania, fundaram a Associação do Lar da Criança Vovó Maria, no município de São Leopoldo, região metropolitana de Porto Alegre (RS).
Tendo como sede uma pequena casa alugada, em área da Escola Franciscana de 1° e 2° Graus São José, a Creche Vovó Maria, como hoje é carinhosamente denominada, constituiu-se como sociedade civil de ordem assistencial, sem fins lucrativos, abrindo suas portas para acolher crianças de famílias de baixa renda em situação de grave vulnerabilidade social, na faixa etária de seis meses até seis anos.
Em pouco tempo foram preenchidas as primeiras vagas, assim como aumentava, a cada dia, o número de sócios contribuintes da novel instituição. As crianças permaneciam o turno integral na creche, com direito à alimentação, higiene, soninho da tarde, muito carinho e dedicação das atendentes, na época todas voluntárias. Somente em setembro de 1987, foi contratada a primeira funcionária da entidade para auxiliar nos serviços gerais.
Em 04 de julho de 1985, a Prefeitura Municipal de São Leopoldo concede a doação de uma área de terras de 2.000 m² situada na Cooperativa Habitacional Prosindi (COOHABRA), localizada no Bairro Rio Branco e dá início a um novo sonho – a construção da sede própria.
Homens e mulheres abnegados dedicaram-se a construção. De forma especial Fernando Mauro Tamujo e Fernando Bittencourt. As forças vivas da comunidade de São Leopoldo, representada por expressivos nomes de pessoas jurídicas e físicas, uniu-se em torno do projeto.
Após tantos esforços, na data de 17 de outubro de 1990, a Associação do Lar da Criança Vovó Maria inaugura festivamente sua sede própria, localizada na Rua Brusque, 189, Bairro Rio Branco, tendo como membros da sua Diretoria: Presidente, Sra. Maria da Graça Ramos de Andrade; Vice–presidente, Sra. Alba Terezinha Andrade; Primeiro Tesoureiro, Sr. Nilton Stamm de Andrade; Segundo Tesoureiro, Sr. José Carlos Bandeira e Primeira Secretária, Sra. Neiva Terezinha Rodrigues Bandeira.
Enfrentando algumas crises e obstáculos, mas também proporcionando muitas alegrias, modificando vidas e fazendo a grande diferença em muitas famílias, a Associação do Lar da Criança Vovó Maria, juntamente com seus inúmeros colaboradores, seguiu seu ideal de trabalho.
A instituição mantém na atualidade uma equipe de nove funcionárias, além de um grupo muito significativo de voluntários e parceiros atuantes in loco e cerca de 70 sócios contribuintes. A Associação do Lar da Criança Vovó Maria nasceu de um sonho de poucos. Tornou-se, na atualidade, em belo trabalho que transforma vidas através do esforço e da dedicação de muitos.
Mantida pelo seu quadro-social e convênios com órgãos governamentais, seu corpo de trabalho é formado por voluntários, entre os quais estão os seus dirigentes e elementos técnicos (pediatra, nutricionista, psicólogo, fonoaudióloga, etc), além de funcionárias contratadas.
Atualmente, a nossa escola está registrada junto à Secretaria do Trabalho, Cidadania e Assistência Social do Estado do Rio grande do Sul, sob o nº 114.504, ao Conselho Municipal de Assistência Social e ao Conselho Municipal de dos Direitos da Criança e do Adolescente.
A Escola de Educação Infantil Vovó Maria possui 41 anos de existência. Todos com os mesmos princípios e dedicação para que todas as crianças tenham atendimento, carinho e atenção.
Diretoria
Maurício Metzen – Presidente
Neiva Bandeira – Vice-presidente
Nilton Stamm de Andrade – Gerente Administrativo
Conselho Fiscal
João Isidoro Pioner
Jussara da Silva Cardozo
Pedro de Vasconcelos
Nosso Trabalho
A Escola de Educação Infantil Vovó Maria, é uma Sociedade civil, de caráter assistencial sem fins lucrativos que existe desde 1984.
Surgiu da necessidade de atender crianças na faixa etária de 1 a 4 anos, permitindo assim, que seus pais possam dispor de cuidado e atenção aos seus filhos, durante seu período de trabalho.
Assim continua até hoje, contando com apoio e contribuições de empresas e pessoas sensíveis à causas sociais para que as crianças cresçam com iguais oportunidades.
O funcionamento é em turno integral, de segundas às sextas-feiras, atendendo cerca de 60 crianças, na faixa etária de 6 meses a 4 anos. Permanecem em execução na Associação os projetos de Capoeira, Bandinha e Dança.
A instituição possui em suas instalações salas de aula, banheiros, cozinha, refeitório, secretaria, oficina, salão multidisciplinar, pátios, área coberta e biblioteca.
Atualmente encontra-se em execução o projeto Oficina do Saber, financiado com recursos da Unesco, através do Criança Esperança. Neste projeto, além de serem atendidos os 60 alunos matriculados e que frequentam a instituição diariamente, também são atendidas 30 crianças da comunidade.
Linha Pedagógica
A criança, principalmente na primeira infância, desenvolve-se seguindo determinadas etapas evolutivas; entra em ritmos diferentes se comparada à outra criança da mesma idade cronológica.
Nos primeiros dois anos de vida é a fase em que a criança está mais voltada a assimilar os estímulos do meio que a cerca, de acordo com as necessidades inerentes à sua idade. É capaz de executar movimentos de preensão que lhe facilitam a possibilidade de escrever ou manipular objetos e instrumentos. Toda essa herança biológica permite à criança agir sobre o meio, aprender certas relações, analisar este meio e até mesmo modificá-lo.
Algumas pessoas pela influência que exercem sobre a criança transmitem-lhe padrões sociais. Os membros da família fazem parte desse grupo significativo para a criança. É o grupo base responsável por liames emocionais intensos e pela caracterização de padrões de comportamento, posições e papéis que a criança assume frente a sociedade.
Atendentes de creche e professores da pré-escola vêm a seguir. Serão por assim dizer agentes importantes de socialização. À medida que se tornam modelos significativos conseguem estabelecer liames emocionais com alunos e aproximar a família da escola. Deste modo, a família, a escola e a comunidade, através de seus membros e serviços se inter-relacionam à medida que trocam experiências e informações.
A educação infantil visa ao desenvolvimento global e harmônico da criança, de acordo com suas necessidades físicas e psicológicas neste particular momento da sua vida e situadas em sua cultura e em sua comunidade. Ela tem, portanto, objetivos em si mesma, próprias da faixa etária e adequados às necessidades do meio físico, social, econômico e cultural.
É uma educação que parte das necessidades e interesse da criança, estimulando sua atividade e o desenvolvimento de sua criatividade, na conquista de sua autonomia. Esses valores devem ser buscados desde os primeiros anos de vida, quando a criança está completamente aberta para si mesma, para os outros e para o mundo que a cerca. Neste período ela é mais sensível a qualquer influência dos fatores externos e sua personalidade em formação adquire marcas indeléveis que se caracterizarão em toda a sua existência.
Dessa forma, a educação infantil não deve ser vista como ¨preparatória¨ para o ensino de 1º grau. É evidente que as realizações de desenvolvimento da criança nos primeiros anos de vida terão continuidade nos anos seguintes. As experiências e o progresso em cada etapa da vida se fazem presentes na seqüência do processo educacional, possibilitando maiores oportunidades de enfrentar com êxito os novos desafios.
(Bibliografia: Artigo extraído da Bolsa Nacional do Livro Ltda.- A Nova Pré-escola)
